FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO (questões de concurso)

QUESTIONÁRIO 1 ( 35 questões )


1 - Qual das alternativas abaixo não corresponde, segundo Paulo
Freire
a uma das exigências necessárias à prática educativa?

a) Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.
b) Ensinar exige risco.
c) Ensinar exige aceitação do novo.
d) Ensinar exige que a rigorosidade metódica seja deixada de lado.


2 - Assinale a alternativa correta. Para Paulo Freire:
a) O professor é o sujeito e o aluno é o objeto que é formado.
b) O professor é aquele que sabe e que transfere
conhecimentos ao aluno, o único sujeito da relação.
c) O aluno é um paciente que recebe os conhecimentosconteúdos-
acumulados pelo sujeito que sabe, o professor.
d) A docência e a discência se explicam mutuamente e seus
sujeitos não se reduzem à condição de objeto um do outro.


3 - Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo
pedagógico para Paulo Freire?
a) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é
formado forma-se e forma ao ser formado.
b) Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem
é formado não se forma, mas forma ao ser formado.
c) Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas
quem é formado forma-se e forma.
d) Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é
formado forma-se, mas não forma ao ser formado.


4- Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser
vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de
estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:
a) Autonomia política.
b) Autonomia filosófica.
c) Autonomia didática.
d) Autonomia administrativa


5- Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:
a) É a autonomia frente à política educacional.
b) É a capacidade de definir o currículo da escola.
c) É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.
d) Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.


6 - É proibido qualquer trabalho a menores de:
a) 16 anos, salvo na condição de aprendiz.
b) 16 anos, salvo na condição de arrimo de família.
c) 18 anos, salvo na condição de arrimo de família.
d) 18 anos, salvo na condição de aprendiz.


7 - Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:
a) Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por
isso a competência não é um saber complementar; ela
deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores
do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
b) Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela
decisão do professor. Por isso a competência é um saber
complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os
objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de
todas as áreas.
c) Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de
consciência do professor. Por isso a competência é um
saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar
os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de
todas as áreas.
d) Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por
isso a competência é um saber complementar; ela deve
ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do
tratamento dos conteúdos de todas as áreas.


8- Para Telma Weisz:
a) As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não
empregam nenhuma metodologia.
b) As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os
professores não estão devidamente preparados.
c) A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização
contribui para o fracasso na escola.
d) As metodologias empregadas nas cartilhas são
contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.


9- Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:
I- Para aprender, a criança passa por um processo que não
tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos
adultos.
II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem
ainda não aprendeu nada.
a) I e II estão corretas.
b) I e II estão incorretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas II está correta.


10- Para Telma Weisz:
a) A facilidade de lidar com crianças advém do fato de que
elas sabem sempre as mesmas coisas, estão, portanto, no
mesmo patamar.
b) Todas as crianças sabem muitas coisas, só que umas
sabem coisas diferentes das outras.
c) O cérebro das crianças é um receptáculo oco que deve ser
preenchido pelo educador.
d) As crianças têm poucos conhecimentos sobre poucas
coisas, cabe ao educador expandir pela prática pedagógica
esse conhecimento.


11- Com relação ao acesso das crianças à cultura, podemos afirmar
que:
a) Os textos para crianças devem ser resumidos e sempre
com supressões.
b) As crianças podem e devem ter acesso à cultura erudita
desde cedo.
c) Só a partir dos 14 anos pode haver uma assimilação
satisfatória de manifestações artísticas e culturais.
d) Levar crianças a exibições de arte costuma ter efeito
contrário: as crianças por não compreenderem se desestimulam.


12- Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três
elementos básicos como eixos da tarefa do professor?
a) Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.
b) Observação e reflexão constante de e sobre o que
acontece na aula.
c) Atuação diversificada e elástica em função tanto dos
objetivos e do planejamento desenhado como da
observação e da análise que vão sendo realizadas.
d) Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.


13- Das alternativas abaixo:
I- A concepção construtivista propõe que considere os
conhecimentos que o aluno já possui sobre o conteúdo
concreto que se propõe aprender.
II- Como professores, não devemos estar interessados em
indagar porque os erros ocorrem, e sim corrigi-los.
a) Ambas estão corretas.
b) Ambas estão incorretas.
c) Apenas I está correta.
d) Apenas II está correta.


14- Segundo a LDB, o ensino de História do Brasil na Educação
Básica:
a) Não levará em consideração as contribuições das
diferentes etnias, coibindo, assim, o racismo.
b) Privilegiará o estado natal do aluno como pólo da história.
c) Levará em conta as contribuições das diferentes culturas e
etnias para a formação de nosso povo.
d) Idealizará todas as etnias, sem distinção.


15- Na parte diversificada do currículo será incluído,
obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua
estrangeira moderna, a partir da:
a) Terceira série.
b) Quarta série.
c) Quinta série.
d) Sexta série.


16- Assinale a alternativa correta no que se refere ao que consta na LDB:
a) O controle de freqüência fica a cargo dos pais, exigida a
freqüência mínima de 70% do total de horas letivas para a
aprovação.
b) O controle de freqüência fica a cargo da Secretaria de
Ensino, exigida a freqüência mínima de 80% do total de
horas letivas para a aprovação.
c) O controle de freqüência fica a cargo da Secretaria de
Ensino, exigida a freqüência mínima de 70% do total de
horas letivas para a aprovação.
d) O controle de freqüência fica a cargo da escola, exigida a
freqüência mínima de 75% do total de horas letivas para a
aprovação.


17- No ensino básico, a carga horária mínima anual será de:
a) Oitocentas horas distribuídas por um mínimo de duzentos
dias de efetivo trabalho escolar.
b) Oitocentas e cinqüenta horas distribuídas por um mínimo
de duzentos e cinqüenta dias de efetivo trabalho escolar.
c) Setecentas horas distribuídas por um mínimo de trezentos
dias de efetivo trabalho escolar.
d) Setecentas e cinqüenta horas distribuídas por um mínimo
de trezentos dias de efetivo trabalho escolar.


18- Conforme a Constituição Federal de 1.988:
I- O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público
subjetivo.
II- O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá
disciplina dos horários normais das escolas públicas de
ensino fundamental.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Ambas estão incorretas.
d) Ambas estão corretas.


19- Das alternativas abaixo, qual não é uma das dez novas competências
 para ensinar?
a) Preservar os pais quanto à dificuldade na construção dos
saberes.
b) Administrar sua própria formação contínua.
c) Trabalhar em equipe.
d) Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação.


20- Com relação ao uso das novas tecnologias na educação,
segundo Perrenoud:
a) Trata-se de um mal necessário.
b) É uma das dez novas competências.
c) Deve ser evitado.
d) Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.


21- Não é uma das características de uma situação problema:
a) A validação da solução e sua sanção são dadas de modo
externo pelo professor, e não resultam do modo de estruturação da própria situação.
b) Uma situação-problema é organizada em torno da
resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo previamente bem-identificado.
c) O trabalho da situação-problema funciona como um debate
científico dentro da classe, estimulando os conflitos sóciocognitivos potenciais.
d) A antecipação dos resultados e sua expressão coletiva
precedem a busca efetiva de solução, fazendo parte do jogo o “risco” assumido
por cada um.


22- “Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu
trabalho”. Dentro da competência acima, podemos destacar
uma série de outras competências mais específicas. Entre elas
está:
a) Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
b) Administrar os recursos da escola.
c) Administrar crises ou conflitos interpessoais.
d) Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em aula.


23- “Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino” é uma
competência mais específica presente em uma competência de
referência, chamada:
a) Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
b) Participar da administração da escola.
c) Administrar a progressão das aprendizagens.
d) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.


24- Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:
a) Não cabe ao professor coibir a violência na escola e fora dela.
b) Cabe ao professor prevenir a violência na escola e fora dela.
c) Cabe ao professor coibir a violência apenas no âmbito da escola.
d) Não é função do professor coibir violência na escola, já que
os alunos considerariam que ele tomou partido.


25- Participar de brincadeiras de roda ou de danças circulares,
como “A Galinha do Vizinho” ou “Ciranda, Cirandinha”:
a) Favorece a noção de ritmo individual e coletivo na criança.
b) Favorece apenas a noção de ritmo coletivo na criança.
c) É um fator de alienação e deve ser evitado pelo professor.
d) É algo inerente à idade, mas deve ser evitado no ambiente
escolar.


26- A linguagem musical tem estrutura e características próprias,
devendo ser considerada como, exceto:
a) Produção.
b) Apreciação.
c) Reflexão.
d) Bom gosto.


27- O trabalho com música deve se organizar de forma a que as
crianças desenvolvam a capacidade de:
a) Brincar com a música.
b) Perceber eventos sonoros.
c) Discriminar eventos sonoros.
d) Todas as alternativas anteriores.


28- Assinale a alternativa correta:
a) Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que
o processo de letramento está associado apenas à
construção do discurso oral. Principalmente nos meios
urbanos.
b) Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que
o processo de letramento está associado apenas à
construção do discurso escrito. Principalmente nos meios
rurais.
c) Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que
o processo de letramento está associado tanto à
construção do discurso oral como do discurso escrito, e
principalmente nos meios urbanos.
d) Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que
o processo de letramento, nos meios rurais e nos
subúrbios, não está associado a nenhum discurso.


29- Assinale a alternativa incorreta. Ao participar em atividades
conjuntas de escrita a criança aprende a:
a) Repetir palavras do texto original.
b) Escrever de forma cada vez mais rápida e mecânica.
c) Diferenciar entre o que o texto diz e a intenção que se teve
antes de escrever.
d) Repetir expressões literais do texto original.


30- Para favorecer as práticas de escrita, algumas condições são
consideradas essenciais. Uma delas é:
a) Reconhecer a incapacidade das crianças para escrever e
dar legitimidade, mas não significação às escritas iniciais,
uma vez que estas possuem intenção comunicativa.
b) Reconhecer a incapacidade das crianças para escrever e
não dar legitimidade, mas sim significação às escritas
iniciais, uma vez que estas possuem intenção comunicativa.
c) Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar
legitimidade e significação às escritas iniciais, uma vez que
estas possuem intenção comunicativa.
d) Reconhecer a capacidade das crianças para escrever e dar
legitimidade e significação às escritas iniciais. Isso será um
estímulo, já que mesmo sem intenção comunicativa, o
aluno já tenta brincar com a escrita.


31- É condição essencial para favorecer as práticas de escrita:
a) Propor atividades de escrita que façam sentido para as
crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem
estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.
b) Propor atividades que permitam diversidade de estratégias
nas formas de resolução encontradas pelas crianças.
c) Auxiliar as crianças a desenvolverem a habilidade de
retornar ao texto escrito – reler o que está ou foi escrito –
para reelaborá-lo, ampliá-lo, ou melhor, compreendê-lo.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.


32- A instituição deve criar um ambiente de acolhimento que dê
segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades
para que sejam capazes de várias atividades. Não é uma delas:
a) Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo.
b) Brincar.
c) Executar ações complexas relacionadas à saúde e higiene.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.


33- Para a fase de quatro a seis anos, os objetivos estabelecidos
para a faixa etária de zero a três anos, no que se refere à
pergunta anterior (questão 32) deverão ser aprofundados e
ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as
crianças sejam capazes de:
a) Experimentar e utilizar os recursos de quem dispõe para a
satisfação de suas necessidades essenciais, expressando
seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e
agindo com progressiva autonomia.
b) Identificar e compreender a sua pertinência aos diversos
grupos dos quais participam, respeitando suas regras
básicas de convívio social e a diversidade que os compõe.
c) Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo,
conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e
as sensações que ele produz.
d) Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com
seus professores e com demais profissionais da instituição,
demonstrando suas necessidades e interesses.


34- Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é
preciso que o professor considere, na organização do trabalho
educativo, exceto:
a) A individualidade.
b) A diversidade.
c) A homogeneidade.
d) A resolução de problemas como forma de aprendizagem.


35- Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a
qualidade do processo de integração depende da estrutura
organizacional da instituição, pressupondo propostas que:
a) Desconsiderem o grau de deficiência e as potencialidades
de cada criança.
b) Considerem a idade cronológica da criança.
c) Não considerem as condições socioeconômicas da região.
d) Desconsiderem as condições culturais da região.


QUESTIONÁRIO 2

postarei amanhã + gabaritos! 

 















39 comentários:

  1. por favor preciso do gabarito se puder me mandar meu e-mail é rafafritz_10@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de receber o gabarito.. grata.. ana paula ( anika_paula@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Olá estou me preparando para Concurso e gostaria do gabarito das questões. Desde já agradeço (aci.alvaro@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Seria melhor se a questão tivesse resposta, se não não adianta muita coisa =(

    ResponderExcluir
  5. Amigo preciso do gabarito urgente meu e-mail é marwen1999@hotmail.com ou nigelsampaio@bol.com.br me mande tenho um concurso e preciso.

    ResponderExcluir
  6. Olá Olávio, poderia me enviar o gabarito???
    adorei o questionário.... nos ajuda muito, complementa bastante os estudos.... atenciosamente tatiane

    ResponderExcluir
  7. Olá, se você puder me mandar o gabarito desse questionário por e-mail, eu ficaria muito agradecido, pois ele é muito bom!

    juninho_28_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. OLA PODE me mandar o gabarito adorei o questionário elisa_tur2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. olá estou me preparando p concurso gostaria muito de receber p email o gabarito das perguntas acima seria muito importante p mim...adilson.edfisica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá estou me preparando par o concurso e preciso muito do gabarito, ficaria imensamente grata se pudesse me enviar!! lucinhaschneider@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostaria do Gabarito das questoes a cima.
    mahynna@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. gostaria do gabarito das questoes acima.
    grata
    cintia_ma_cha_do_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Oie gostaria de receber o gabaritos das questões acima. grata.
    brunafrancy_18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Jucineide Alves P. Santos 19 de junho 2013

    Olá gostaria de receber o gabarito das questões acima desde já agradeço
    irmaneide@live.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, por favor, seria pedir muito receber o gabarito em meu e-mail?
    Se possível, edgalster@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, se você puder me mandar o gabarito desse questionário por e-mail, eu ficaria muito agradecido, markus_6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Por favor gostaria do gabarito das questões acima, se possível envie no e-mail mariadosocorro0301@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Você poderia enviar o gabarito das questões por e-mail, tanni_luanna@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei o questionário, se possível me envie o gabarito: e-mail sheyla-pessoa@hotmail.com

      Excluir
  20. Olá, adorei as questões e gostaria de conferir com o gabarito, se possível enviar para sonalegeo@hotmail.com.

    um abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá! Estou em aguardo do gabarito. Preciso complemtar meus estudos.

    ResponderExcluir
  22. Gostei das questões. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. gostaria que vc enviassem o o gabarito para im. Me ajudará muito para o concurso que irei fazer no início de Novembro. valdir_paiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá também preciso do gabarito meu email é renatacunha84@hotmail.com
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  26. me envie o gabarito por favor! estou me preparando para um concurso! obrigada!
    jooh_2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. oi vc poderia me mandar o gabarito deste ja mt grata meu email é: eliana-06sk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Olá. Eu também estou me preparando para um concurso e gostaria de ter acesso ao gabarito deste questionário. Meu email: queroficarica@hotmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  29. Olá ! estou estudando para concurso q vai acontecer em março por favor gostaria de ter acesso ao gabarito destas questões por favor. meu email; madeirafrancilene@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Amei essas questões para o concurso. Por favor, gostaria que me enviasse o gabarito. Meu email: Claudineide.melo@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. gostaria de receber o gabarito das respostas o meu iml: teresa_condorcontabil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá amei as questões gostaria de adquirir o gabarito com as respostas....muito obrigado

    ResponderExcluir
  33. gostaria do gabarito destas questões, por favor. Pode me enviá-las? Meu e-mail é copetti2@gmail.com. Agradeço.

    ResponderExcluir
  34. gostaria de receber o gabarito das respostas o meu nenacy_gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Muito bom, gostaria de receber o gabarito. E-mail: wellingtonmoraes073@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá gostaria de receber o gabarito do questionário por favor. flhavia.ss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. gabarito.
    grato... 5 dias para o concurso

    ResponderExcluir

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons